Bem-vindos!



Emef Jardim Damasceno I /
DRE Freguesia do Ó / Brasilândia - Prefeitura do Município de São Paulo

Espaço usado para publicações de atividades de alunos e eventos realizados na escola.


4.11.16

Halloween



Nos dias 26 e 27 de outubro, no período da noite, foi realizado o evento de Halloween na escola, com a participação dos alunos e funcionários.
No dia 31 de outubro, os alunos das séries iniciais - do 1° ao 5° ano - receberam a visita da Bruxa, contextualizando a atividade cultural.


A atividade noturna contou com a representação do conto "A máscara da morte rubra", do escritor estadunidense Edgar Allan Poe. As salas da unidade escolar foram decoradas de acordo com a descrição da narrativa. A atividade foi desenvolvida por equipes de alunos em todos os espaços pertencentes ao circuito, e foi concluída no pátio da escola com a equipe vencedora.

Sobre o conto:

A “Morte Rubra” foi uma pestilência fatal. A vítima acometida dessa doença apresentava tonturas súbitas, dores agudas e um profuso sangramento pelos poros, e terminava em óbito dentro de trinta minutos.
O romancista recria uma atmosfera gótica ao discorrer sobre os ornamentos da abadia fortificada, a tapeçaria de veludo negro, as decorações dos salões, os vitrais das janelas, vestuário das pessoas e no último salão, escuro, com uma janela rubra, um antigo relógio de ébano, com pêndulo.
A história se passa na idade média, quando o príncipe Próspero era um governante tirano que assim que se notificou de que seus domínios ficaram despovoados, convocou os cavaleiros, damas, nobres e fidalgos de sua corte, retirando-se com eles para sua abadia, imaginado estar protegido da epidemia que assolava o seu reino. Próximo do sexto mês de sua reclusão, enquanto a peste atingia seu ápice, o príncipe ofereceu aos seus convidados um extravagante baile de máscaras.
A abadia dispunha de sete salões, cada um com uma cor distinta, do primeiro ao sétimo (azul, púrpura, verde, laranja, branco, violeta e negro). Ao contrário da maioria dos outros salões imperiais, os aposentos eram irregularmente dispostos: a visão frontal abrangia pouco mais que um de cada vez, de vinte a trinta jardas
O conto impressiona pelo realce dos detalhes, o processo de acometimento da doença, a decoração, a aparição da figura misteriosa, a morte do príncipe e, sobretudo pelo clima de tensão que Poe consegue envolver o leitor.





















                                      















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa Junina !!!