Bem-vindos!



Emef Jardim Damasceno I /
DRE Freguesia do Ó / Brasilândia - Prefeitura do Município de São Paulo

Espaço usado para publicações de atividades de alunos e eventos realizados na escola.


Escrita e Leitura

PÚBLICO-ALVO:

Todas as séries do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA:           

A utilização do processador de textos é um recurso importante para elaboração, formatação e revisão de textos. O uso do corretor ortográfico e gramatical, aliado à consulta em dicionários e livros gramaticais impressos, pode proporcionar um rico processo de aprendizagem, uma vez que os possíveis “erros” (o que não está de acordo com a norma culta da língua) são evidenciados no computador. Esse recurso estabelece uma relação de “chamar atenção para” uma possível revisão, possibilitando assim uma reflexão sobre a escrita.
Desse modo, explorar e aprofundar a utilização das ferramentas que o programa oferece, permite ir além da simples digitação. As várias opções de organização do texto, como formatação e recursos gráficos, também podem ser aliadas e motivadoras de novas e significativas aprendizagens na produção escrita.

OBJETIVOS:

- Utilizar o processador de textos para desenvolver habilidades de leitura e escrita;
- Utilizar o processador de textos (Word) para trabalhar digitação, ortografia, gramática e recursos gráficos no texto;
- Explorar os recursos da barra de menu, barras de ferramentas padrão e formatação, desenho, tabelas e bordas, WordArt e Clip-art;
- Aplicar digitação de maiúsculas, minúsculas, funções do teclado e do mouse;
- Criar um livro virtual coletivo da classe;
- No uso do processador de textos: corretor ortográfico, recursos gráficos no texto, barras de menu, barras de ferramentas padrão e formatação, desenho, tabelas e bordas, WordArt e Clip-art, inserir e formatar figura;
- Digitação de maiúsculas e minúsculas e uso da ortografia, pontuação, acentuação, funções do teclado e do mouse;

PROGRAMAS UTILIZADOS:

Editores de texto. Sugestão:  Word.

METODOLOGIA:

O professor irá explicar aos alunos que, nesta proposta, eles vão aprender a abrir um programa de editoração de texto, trabalhar a configuração da página e conhecer as funções da barra de menu, formatação e suas aplicações práticas.
                Explorando os recursos do programa:
O professor distribuirá um texto para que eles digitem - a escolha desse texto deve ser baseada nas possibilidades que ele oferece para a exploração dos recursos do teclado, do manuseio do mouse e do processador de texto.
Ao digitar os textos, os alunos devem ser orientados a observarem os seguintes “detalhes”: parágrafo, utilização de maiúsculas e minúsculas, uso das teclas “Shift”, “Caps Lock”, “Backspace” e “Delete”, espaço entre as palavras, acentuação, pontuação e hífen. Se achar necessário, antes de iniciarem a digitação, o professor pode apresentar, com o uso do projetor multimídia, a aplicação destes recursos.
- Os alunos devem, então, salvar os textos digitados.

Como escolher o texto
A escolha do tamanho e do tipo do texto deve ser adequada ao nível de aprendizagem de cada aluno. Nas primeiras séries, convém usar textos curtos, trabalhados em sala de aula ou sala de Leitura, como bilhetes e poemas. É interessante que o texto tenha mais de um parágrafo, palavras em negrito, sublinhadas, acentuadas, parênteses, ou seja, recursos que apresentem o maior número de possibilidades para exploração do teclado.

Continuando a atividade
Na aula seguinte, os alunos devem retomar o texto digitado e verificar se existem correções a fazer. Para tanto, explore o uso do corretor ortográfico e gramatical.
Primeiramente, levante com eles as possíveis causas das palavras estarem sublinhadas em vermelho (ortografia). Explique que nem sempre o corretor sugere a palavra certa para ser corrigida e não se pode adicionar qualquer palavra ao dicionário do computador. Por isso, eles devem consultar o dicionário impresso para corrigir as palavras sublinhadas.
Levante as causas de as palavras estarem sublinhadas em verde (questões gramaticais). Explicar que nem sempre o corretor oferece correção adequada, por isso é preciso refletir sobre as possíveis causas do destaque e, quando for necessário, oriente-os a consultar livros de gramática.
Peça aos alunos que, na próxima aula, tragam um texto pessoal, anteriormente produzido em sala de aula.
Auxilie os alunos na formatação, revisão gramatical e ortográfica.

Conhecendo mais recursos do programa
Nesse momento, peça aos alunos que digitem o texto pessoal, com atenção para os detalhes já aprendidos.
Oriente-os a formatar, como preferirem, a fonte, o tamanho, tipo, cor e espaço entre linhas, de modo que o texto seja bem distribuído na folha.
Como realizado no primeiro texto digitado, os alunos devem trabalhar com a revisão ortográfica aliada ao dicionário impresso e também com a revisão gramatical.
Por fim, explique ao aluno como inserir uma imagem referente ao conteúdo do texto produzido e formatá-la.

Construção do livro virtual

Proponha aos alunos a montagem de um livro virtual. Para tanto, eles observam, primeiramente, como são organizados os livros impressos: título, formatação, configuração das páginas, capa e sumário.
A classe, então, deve decidir como será composta a versão digital: capa, sumário, como serão estruturados os temas, formatação, se haverá figuras ou imagens, qual programa será utilizado e a dinâmica para sua construção coletiva. Esse é um momento importante, que deve contemplar a revisão e a reescrita dos textos, os ajustes de formatação e a estrutura de apresentação do livro virtual coletivo.


OBSERVAÇÕES:

Os livros virtuais podem ser elaborados com produções de poesias, contos, relatos de conteúdos, biografias, entre outros gêneros.
Adequar a proposta selecionando as ferramentas do programa de acordo com o nível de aprendizagem do aluno.
Estabelecer como rotina de trabalho o uso de dicionário e gramática impressos.
Também é possível inserir uma tabela, digitar dados, trabalhar com a formatação da tabela, propriedades, inserir colunas e linhas, converter texto em tabela e tabela em texto (recursos excelentes quando se copia texto de Internet), inserir links no texto (programas, arquivos, imagens, sons, endereços de Internet etc.) e como abrir o link (ctrl + clique).
 É interessante também montar um acervo para o laboratório de Informática, salvando o livro e outras produções em CD. Uma cópia também pode ser fornecida para compor o acervo da sala de Leitura.


REFERÊNCIAS:

Caderno de Orientações Didáticas – Ler e escrever – Tecnologias na Educação




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa Junina !!!