Bem-vindos!



Emef Jardim Damasceno I /
DRE Freguesia do Ó / Brasilândia - Prefeitura do Município de São Paulo

Espaço usado para publicações de atividades de alunos e eventos realizados na escola.


Alfabeto Ilustrado

PÚBLICO-ALVO:

1a e 2a  séries do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA:           

A utilização do programa de apresentação com textos aliados a figuras é um recurso importante para elaboração, formatação e revisão de slides. A elaboração de um alfabeto ilustrado pode proporcionar ricas experiências de aprendizagem.
Desse modo, explorar e aprofundar a utilização das ferramentas que o programa de apresentação oferece, permite ir além da simples digitação. As várias opções de organização do texto, como formatação e recursos gráficos, além da inserção de imagens, também podem ser aliadas e motivadoras de novas e significativas aprendizagens na produção escrita.

OBJETIVOS:

-   Proporcionar os primeiros contatos com a linguagem digital;
-   Identificar e interpretar ícones;
-  Explorar recursos de um programa de apresentação (Power Point); inserir novo slide; digitar na caixa de texto (apagar letras, dar espaço, mudar de linha); inserir figuras e executar uma apresentação.
- Utilizar o programa de apresentação para desenvolver habilidades de leitura e escrita, trabalhando digitação, ortografia, gramática, recursos gráficos no texto e inserção de imagens do arquivo;
- Aplicar digitação de maiúsculas, minúsculas, funções do teclado e do mouse;
- Criar um livro virtual coletivo da classe;
- Aprender a abrir programas e salvar arquivos;

PROGRAMAS UTILIZADOS:

Programa de apresentação Power Point.
 
METODOLOGIA:

O professor irá explicar aos alunos que, nesta proposta, eles vão aprender a abrir um programa de apresentação, trabalhar a configuração da página e conhecer as funções da barra de menu, formatação e suas aplicações práticas.
                Explorando os recursos do programa:
No primeiro slide, os alunos escreverão os seus nomes e série. A partir do segundo slide, os alunos digitarão uma letra do alfabeto, em seguida uma palavra iniciada com essa letra (maiúscula) e por fim, irão inserir uma imagem.
Ao digitar as palavras, os alunos devem ser orientados a observarem os seguintes “detalhes”: utilização de maiúsculas e minúsculas, uso das teclas “Shift”, “Caps Lock”, “Backspace” e “Delete”, espaço entre as palavras, acentuação, pontuação e hífen. Se achar necessário, antes de iniciarem a digitação, o professor pode apresentar, com o uso do projetor multimídia, a aplicação destes recursos.
- Os alunos devem, então, salvar os slides prontos.
Na aula seguinte, os alunos devem retomar o trabalho  e continuar o alfabeto até a última letra.

Construção do livro virtual

Proponha aos alunos a montagem de um livro virtual. Para tanto, eles observam, primeiramente, como são organizados os livros impressos: título, formatação, configuração das páginas, capa e sumário.
A classe, então, deve decidir como será composta a versão digital: capa, sumário, como serão estruturados os temas, formatação, escolha dos slides.

OBSERVAÇÕES:

É interessante também montar um acervo para o laboratório de Informática, salvando o livro e outras produções em CD. Uma cópia também pode ser fornecida para compor o acervo da sala de Leitura.


 
REFERÊNCIAS:

Caderno de Orientações Didáticas – Ler e escrever – Tecnologias na Educação

Festa Junina !!!