Bem-vindos!



Emef Jardim Damasceno I /
DRE Freguesia do Ó / Brasilândia - Prefeitura do Município de São Paulo

Espaço usado para publicações de atividades de alunos e eventos realizados na escola.


Pelas tabelas -- trabalhando com planilhas eletrônicas


Atualmente, temos contato com mensagens veiculadas em diferentes linguagens. O tratamento dado às informações requer habilidades de leitura que ultrapassam a simples decodificação do código alfabético ou textos produzidos na expressão verbal. Inúmeras informações são transmitidas por meio de dados numéricos, tabelas e gráficos, que envolvem conceitos e outros modos de ler e escrever.
O Excel é um software que possibilita ao usuário a criação de relatórios, planilhas, cálculos e gráficos. A exploração de seus recursos e ferramentas pode contribuir para novas formas de leitura, interpretação, análise e comunicação.

PÚBLICO-ALVO
Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio

OBJETIVOS
- Desenvolver a leitura de planilhas eletrônicas de dados e gráficos.
- Criar planilhas eletrônicas de dados com inserção de gráficos.
- Formatar planilhas e gráficos.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Programa Excel; folhetos, jornais, revistas e encartes; projetor multimídia e acesso à Internet.

PROGRAMAS UTILIZADOS
Planilha eletrônica e navegador de Internet. Sugerimos: Excel e Internet Explorer, respectivamente.

METODOLOGIA
ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem a respeito de planilhas eletrônicas e gráficos
- Inicie uma conversa com os alunos a respeito das diferentes formas de leitura: é possível ler somente palavras ou há outros tipos de leitura (de imagens, símbolos, caricaturas, placas, sinais, gráficos, tabelas etc.).
- Explique que a proposta de trabalho é aprender a ler e produzir gráficos e tabelas no Excell.
- Faça um levantamento do conhecimento dos alunos sobre gráficos e tabelas/planilhas.
- Exemplifique esse recurso com algo concreto do nosso cotidiano: os gráficos e tabelas que vemos nos telejornais, no jornal, na escola, nas pesquisas etc. Traga um modelo e apresente para a classe.
- Verifique se consideram possível criá-los no computador e como poderiam fazê-lo. Anote essas hipóteses levantadas pela classe no Word, exibindo-as com o projetor multimídia.
- Peça aos alunos que, individualmente, registrem o que sabem a respeito do tema em questão.
Sugestão de registro
Planilha é ...
Gráfico é ...
Os recursos tecnológicos para elaboração de planilhas e gráficos que podemos usar são ...

DURANTE
Ampliando repertório
Apresente aos alunos gráficos de diferentes fontes: jornais, revistas, livros e Internet, para que, juntos, possam ler os dados apresentados. Ajude-os a interpretá-los e a comparar diferentes formas de representação: pizza, torres (barras), 3D, entre outros.
Coletando dados
De posse de folhetos de ofertas de supermercados, jornais e encartes, duplas de alunos devem fazer uma lista de produtos consumíveis mensalmente.
Criando uma planilha eletrônica
- Abra uma planilha no Excel e, com o uso do projetor multimídia, crie com os alunos uma tabela de dados, levantando com eles uma seqüência possível.
Veja na versão virtual deste Caderno modelo de tabela.
- Converse com o grupo se é possível criar uma fórmula para inserir essa seqüência sem ter que digitar os números um a um (lembre-se de que os números são consecutivos, ou seja, o anterior mais um).
- Solicite aos alunos que abram o Excel, salvem sua planilha (exemplo de nome do arquivo: "compras do mês") e criem a tabela conforme o planejado com a classe, digitando inclusive os produtos, anteriormente selecionados pelas duplas.
- Com os folhetos em mãos, ou pesquisando na Internet, os alunos devem preencher as demais células: valor unitário do produto, quantidade e subtotal.
Formatando células
- Converse com seus alunos sobre a representação de valores monetários. Como representar o valor monetário de cada produto? Solicite, então, que a coluna preço tenha formato moeda.
Você pode auxiliá-los, usando o projetor multimídia para formatar estilo moeda.
Como inserir formato moeda
Há duas formas de inserir formato moeda: selecionar a coluna inteira e clicar no ícone “estilo moeda” ou selecionar a coluna, acessar “formatar”/”células” e, na guia "número", clicar em “moeda”, especificando que são duas casas decimais.
- Insira uma fórmula, relacionando as colunas do valor unitário e de quantidade na coluna "subtotal". Antes, contudo, converse com a classe sobre a possibilidade de inserir fórmulas: para que servem e o que facilitam. Procure deixar os alunos chegarem à fórmula por si mesmos: (valor unitário x quantidade). A fórmula no Excel será: (=célula do valor unitário * célula da quantidade).
- Peça para os alunos formatarem a tabela: selecione-a inteira, clique em “formatar células” e utilize as guias “fontes” e “bordas”, alterando conforme desejam. As células da linha do título devem ser mescladas e também formatadas.
- No final da planilha, digite "total a pagar". Na última célula da coluna, "subtotal", insira uma fórmula. Novamente, converse com seus alunos para que, juntos, possam chegar à elaboração dessa fórmula (você pode selecionar toda a coluna a ser somada e clicar no ícone do somatório).
Inserindo gráfico
- Selecione as colunas "produto" e "valor unitário". Clique em “inserir gráfico”, escolhendo a melhor opção para facilitar a leitura. Clique duas vezes em “avançar” e insira o título da planilha: Compras do Mês. Clique novamente em “avançar” e depois em “concluir”. Mova o gráfico, com o auxílio do mouse, para que fique numa boa posição em relação à planilha.
- Renomeie a planilha para Mês Atual. Mostre ao aluno que ele pode fazer uma planilha para cada mês do ano, num mesmo arquivo. (Ex: na plan2, ele pode renomear para Fevereiro; plan3, Março e assim por diante)
Revisão
Esse é um momento importante de leitura e releitura do gráfico. Os alunos devem avaliar se o que planejaram está expresso na tabela de dados e se o gráfico corresponde aos itens que desejam apresentar.
É importante também verificar valores em relação aos produtos e quantidades, somatórios, tipo de gráfico escolhido e formatação de tabela.

DEPOIS
Socializando as produções
- Os alunos trocam de computadores e fazem a leitura das planilhas e do gráfico, comparando os dos outros com os seus, anotando em que se assemelham e no que diferem.
- O professor projeta para a classe dois trabalhos selecionados (por ele ou pelos alunos), propondo a leitura dos dados e gráficos, comparando e analisando:
. Quais os produtos listados pelas duplas?
. As quantidades consumidas são as mesmas ou não? Em que se assemelham ou diferem?
. Os valores são iguais para um mesmo produto?
. Quais os fatores que interferem nas diferenças apresentadas entre os dois trabalhos?
. A diferença de valores está relacionada a qual aspecto: época do produto, quantidade de consumo, tipo, marca, local de venda, promoções ou outros considerados importantes e levantados pelos alunos?

AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Os alunos foram capazes de proceder à leitura dos gráficos e tabelas dos colegas?
As planilhas foram criadas e formatadas de acordo com o sugerido? Foram além?
Os alunos conseguiram chegar às fórmulas necessárias para a elaboração das planilhas?
Os gráficos representam de forma satisfatória a tabela de dados?
Retomando o registro inicial
Os alunos devem retomar as anotações sobre seus conhecimentos prévios a respeito do tema e registrar suas aprendizagens após o desenvolvimento da proposta.
O professor, com o auxílio do projetor multimídia, deve retomar o registro inicial e levantar com a classe o que aprenderam com a realização desse trabalho.

DESDOBRAMENTO DA PROPOSTA
- Produção de novas planilhas, como por exemplo: Orçamento do Mês, Controle Bancário, Desenvolvimento Escolar, Batimento Cardíaco e temas das diferentes áreas do conhecimento.
- Criação de nova planilha, comparando preços de dois mercados.
- Continuidade desta atividade, atualizando a planilha mês a mês, para que possam ser realizadas comparações, tanto de preços quanto em relação à leitura do gráfico.
- Aproveite jogos, campeonatos mundiais e assuntos do momento para propor novas atividades deste tipo.

DICAS DO EXCEL
Como formatar células: clicar na barra de menu em “formatar”/”células”, clicar na guia “número” e escolher o tipo de formatação (data, texto, moeda, número, personalizado etc.).
Como proteger e desproteger planilha: Selecione somente as células que poderão ser usadas. Clicar na barra de menu em “formatar”/”células”, clicar na guia “proteção” e desmarcar a palavra “travada”. Depois, clicar na barra de menu em “ferramentas”/”proteger”/”proteger planilha”. Colocar a senha (no caso da nossa planilha, “feb”) e deixar marcadas as expressões “selecionar células bloqueadas”, “selecionar células desbloqueadas”; insira novamente a senha.
Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação
http://www.educarede.org.br

Festa Junina !!!