Bem-vindos!



Emef Jardim Damasceno I /
DRE Freguesia do Ó / Brasilândia - Prefeitura do Município de São Paulo

Espaço usado para publicações de atividades de alunos e eventos realizados na escola.


Aviso aos navegantes - primeiros passos na internet


O letramento digital já está presente no universo infantil mesmo antes de as crianças aprenderem a ler e escrever convencionalmente. O acesso a jogos eletrônicos, celulares e Internet proporciona o contato com diferentes expressões visuais, que estimulam a aprendizagem da leitura e de apropriação do mundo. A identificação de ícones, por exemplo, permite que a criança muito cedo possa transitar entre programas de computador e utilizar as ferramentas disponibilizadas, além, é claro, de navegar na Internet.

PÚBLICO-ALVO: 1º ano do Ciclo I do Ensino Fundamental

OBJETIVOS
- Identificar os ícones na Área de Trabalho, softwares e sites.
- Entrar no Navegador de Internet, reconhecer o ícone de Favoritos e escolher um site.
- Usar a barra padrão do navegador para voltar para a página anterior.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador conectado à Internet

PROGRAMAS UTILIZADOS
Navegador de Internet. Sugestão: Internet Explorer.

METODOLOGIA
ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem e o que gostariam de saber a respeito da Internet
Converse com os alunos sobre a Internet: para que serve, se já navegam e como o fazem.
Comente que, quando se está na Internet, as pessoas falam que navegam, e é importante aprender a navegar para não naufragar.
Conte para eles que vão entrar em uma página, já adicionada em Favoritos, um recurso utilizado quando encontramos um site interessante, no qual pretendemos navegar novamente. Os sites que eles vão acessar foram adicionados nos Favoritos pelos colegas dos 2º e 3º anos. É importante também registrar as primeiras impressões da classe.
Veja a atividade “Procurar, encontrar, escolher – seleção de informação na Internet” deste Caderno.

DURANTE
Identificando ícones na Área de Trabalho e abrindo o Navegador de Internet
- Pergunte aos alunos o que estão vendo na tela do monitor: quais e o que são os desenhos (símbolos) na tela; quais os representados por letras.
O que são ícones
Esse é um momento importante para o levantamento de hipóteses e ampliação do vocabulário. Explique que os desenhos na tela são ícones, um tipo de atalho. Pergunte: o que é um atalho? No computador, o atalho também serve para diminuir o caminho. Mostre como seria abrir a Internet pelo Explorer, a partir do ícone na Área de Trabalho.
- Comente que o Internet Explorer é representado pela letra “E” minúscula, que significa “Explorar”, isto é, a partir do Internet Explorer você explora o mundo virtual.
Abrindo um site a partir dos Favoritos
- Ao abrir o navegador, enfatize que há atalhos também dentro dos programas. Peça que cliquem no atalho dos Favoritos e diga que a coluna exibida à esquerda são os sites interessantes, adicionados pelos outros alunos.
- Os alunos tentam ler o nome dos sites, e o professor pode fazer comentários sobre alguns, de modo a estimular o acesso. Eles escolhem um link e, ao entrarem, fecham a lista de Favoritos.
Explorando um site indicado pelo professor
- Pergunte o que eles estão vendo no site, explore os ícones que há no menu: o site possui ícones que indicam com clareza para onde o aluno vai ser direcionado? O que representa cada um dos ícones?
Pergunte o que eles estão vendo no site, explore os ícones que há no menu e o que representa cada um desses ícones.
- É importante explicar o uso do “voltar à página anterior”, da barra do navegador, para os alunos navegarem no mesmo site e de um site para outro.

AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Verifique se, após a navegação, os alunos já conseguem identificar ícones; acessar o Internet Explorer a partir da Área de Trabalho; usar a barra padrão do navegador para voltar à página anterior e acessar o Favoritos; escolher um site no Favoritos.
Retomando o registro inicial
Numa rodada de conversa com os alunos, deixe que falem livremente sobre o que aprenderam no laboratório de Informática. Mostre a eles o quanto avançaram, comparando o que sabiam antes e o que sabem agora, depois dessa atividade.
Não se esqueça de que o registro da aprendizagem é muito importante, pois permite àqueles que avançaram bastante explorar novos recursos. Ao mesmo tempo, possibilita que novas estratégias sejam utilizadas com aqueles que ainda não conseguem navegar com autonomia nesses primeiros passos.

DESDOBRAMENTO DA PROPOSTA
- Pedir aos alunos que digitem endereços de sites na barra de endereços do navegador. Explique o que significa cada parte do endereço.
- Adicionar sites à lista de Favoritos.
Desenvolvendo esta proposta para alunos a partir do 3º ano do Ciclo I do Ensino Fundamental
Nesse caso, é importante explorar mais recursos ao navegar, tais como:
- Acesso ao site digitando seu endereço próprio ou URL (Uniform Resource Locator) na barra de endereço.
Comente que, quando você começa a digitar um site acessado freqüentemente na barra de endereços, é exibida uma lista de endereços semelhantes. Basta clicar no desejado, sem precisar digitar todo o endereço.
- Reconhecimento de hiperlinks, explicando como é a indicação de link para outra página. Ao passar o cursor sobre uma figura ou palavra, aparece uma mãozinha fechada com o indicador estendido e, em geral, a palavra ou frase que possui link é sublinhada.
- Abrir um link em outra janela, clicando com o botão direito do mouse sobre o link e selecionando a opção “abrir em uma nova janela”.
Pode-se propor uma navegação em duplas, indicando alguns endereços para que os alunos naveguem livremente e registrem:
- Qual o endereço?
- A página possui links?
- Como os links são identificados? (sublinhados, negrito, ícones, imagens, outros...)
- Como voltar à página principal?
- O que mais observou na página?

Festa Junina !!!