PÚBLICO-ALVO:
- 2a e 3a séries do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
As atividades de leitura e escrita no computador favorecem o letramento, isto é, o uso social do ler e do escrever. O letramento digital está presente no universo infantil mesmo antes de as crianças aprenderem a ler e escrever na escola. O acesso a jogos eletrônicos, celulares e internet proporciona o contato com diferentes expressões visuais, que estimulam a aprendizagem da leitura e de apropriação do mundo.
OBJETIVOS:
- Proporcionar os primeiros contatos com a linguagem digital;
- Identificar e interpretar ícones;
- Explorar recursos de um programa de apresentação (Power Point); inserir novo slide; digitar na caixa de texto (apagar letras, dar espaço, mudar de linha, letras maiúsculas e minúsculas); inserir figuras e executar uma apresentação.
- Aprender a abrir programas e salvar arquivos;
- Criar um dicionário virtual em um programa de apresentação.
PROGRAMAS UTILIZADOS:
Programa de apresentação Power Point.
METODOLOGIA:
- Apresentar a proposta de dicionário virtual;
- Registrar os conhecimentos sobre o conceito de dicionário;
- Utilizar o projetor multimídia para que os alunos possam acompanhar as explicações.
- Manusear um dicionário, explorar forma, conteúdo, ordem das palavras, capa, etc.
- Apresentar as possibilidades de conteúdos para os dicionários virtuais: os alunos deverão escolher apenas um assunto e construir uma lista de palavras organizadas alfabeticamente. (Exemplos: animais)
- Explicar para que serve um programa de apresentação.
- Abrir o Power Point e seguir os passos:
- No primeiro slide, nas caixa de textos, os alunos devem escrever o nome do dicionário e o nome da dupla;
- Orientar os alunos a salvarem os arquivos. Explicar que salvar é gravar no computador o trabalho que estão fazendo, para que na próxima aula possa ser dada continuidade.
- Acompanhar cada dupla no desenvolvimento da atividade, auxiliando-as na escrita das palavras, fazendo algumas intervenções necessárias.
- Terminada a escrita, explicar como inserir figuras do arquivo. Antes do início do projeto, a POIE salvará nos computadores figuras que os alunos poderão utilizar.
- Explicar como inserir novo slide e continuar o dicionário;
- Explicar como abrir um arquivo salvo no computador;
- Executar uma apresentação;
- Terminado o dicionários, os alunos apresentarão as produções aos demais colegas, que farão a leitura das palavras.
OBSERVAÇÕES:
- No decorrer do ano letivo, o aluno poderá acrescentar outras palavras ao dicionário;
- É possível também utilizar sons no dicionário, gravando a leitura com a voz do aluno e inserir na apresentação;
REFERÊNCIAS:
Caderno de Orientações Didáticas – Ler e escrever – Tecnologias na Educação
http://www.educarede.org.br